Conheça o enredo da Porto da Pedra para o Carnaval 2017

A escola de samba, Unidos do Porto da Pedra, entidade que integra o Grupo de Acesso do Rio de Janeiro, apresentou o seu enredo para o carnaval 2017. O título será “O Abre-alas que as Marchinhas vão passar! Porto da Pedra é quem vai ganhar… seu coração!”, desenvolvido pelo carnavalesco Jaime Cezário.

Em 2016, a vermelha e branca do Bairro de São Gonçalo ficou em quinto lugar, com o enredo “Palhaço Carequinha, paixão e orgulho de São Gonçalo. Tá certo ou não tá?”, também criado por Jaime Cezário.

Apresentação do Enredo:

O Tigre de São Gonçalo vem, para o Carnaval de 2017, feliz, apaixonado, transgressor e debochado e foi buscar inspiração para seu enredo em algo tipicamente do cenário carnavalesco carioca, que nasceu pelas mãos de uma mulher, que de forma visionária e antropofágica criou o estilo de música que vai embalar nossos carnavais de ruas e salões pelo Brasil afora até os dias de hoje: As Marchinhas!

O seu caminhar inicialmente tímido, foi ganhando pouco a pouco o gosto popular. Ela começa por encomenda destinada animar um cordão carnavalesco, ficou alguns anos amadurecendo nas idéias dos compositores da época, impressionados com o seu sucesso, mas logo floresceu, e melhor, começaram ali a ver uma oportunidade de enxertá-la com a irreverência brincalhona, característica do povo carioca.

Nas terras do Rio de Janeiro que em seu solo fértil, viu nascer os Ranchos Carnavalescos e as Escolas de Samba destinados a grupos comunitários, precisava agora, criar algo para os sem bandeiras, os foliões anônimos que fantasiados ou não, todo carnaval, saem pelas ruas da cidade e se aglomeram em blocos e bandas ou nos bailes em salões, querendo apenas poder liberar até as cinzas, toda sua alegria, energia e irreverencia e poder exorcizar as mazelas de um ano inteiro, para eles que as Marchinhas foram criadas.

As Marchinhas tinham em suas composições os temas mais variados possíveis, aqueles que rapidamente caiam no gosto popular. O carnaval era um tema preferido com seus amores possíveis e impossíveis. Com muita irreverência viajou em tipos e costumes de época, e a política quase sempre trazia boas inspirações, não esquecendo é claro, os lugares e cidades. Tudo era motivo desse deboche divertido e popular.

Nesse Carnaval, nós da Porto da Pedra convidamos a todos a deixarem as tristezas lá fora e vir cantar conosco “lindos versos de amor”, pois nós somos “aquele Palhaço” que no carnaval passado te abraçou e te emocionou. Esse ano sonhamos em ser “aquele Pierrô” que conquistará de vez o seu coração!

“O Abre-alas que as Marchinhas vão passar! Porto da Pedra é quem vai ganhar… seu coração!”

Texto: Jaime Cezário (Carnavalesco)

Fonte da informação: Internet
Imagem: reprodução da internet

Quer ficar por dentro de todas as novidades do carnaval 2017, Notícias, Artigos, Informações de Utilidade Pública?



Quer comprar seu ingresso e garantir sua presença no Sambódromo no carnaval 2017?


Compartilhar:

Curta nossa fã page

Acesse nossa loja virtual e garanta já o seu ingresso!

Feed de notícias

Assine nosso feed:

Código

Postagens Recentes