Ingressos Carnaval Rio - Mapa do Sambódromo

Ingressos Carnaval Rio - Mapa do Sambódromo


 
Clique na imagem para ampliar!

Sobre o Sambódromo
Seu projeto, de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, visando dotar a cidade de um equipamento urbano permanente para a exibição do tradicional espetáculo do desfile das escolas de samba. Inaugurada em 1984, com o nome oficial de "Avenida dos Desfiles", marcou o início do sistema de desfiles das escolas de samba em duas noites, ao invés de em apenas uma noite, como era costume até então. Posteriormente, seu nome oficial mudou para "Passarela do Samba" e, finalmente, a partir de 18 de fevereiro de 1987, seu nome oficial passou a ser "Passarela Professor Darcy Ribeiro", numa homenagem ao principal mentor da obra, o antropólogo, escritor e político brasileiro, conhecido por seu foco em relação aos índios e à educação no país.
Darcy Ribeiro. Essa denominação oficial se conserva até hoje. Popularmente, porém, a obra é mais conhecida como "Sambódromo", que foi um termo cunhado pelo próprio Darcy Ribeiro a partir da junção de "samba" com o sufixo de origem grega "dromo", que significa "corrida, lugar para correr". Sua estrutura, em peças pré-moldadas de concreto, mede cerca de 700 metros de comprimento.
A Passarela localiza-se na Avenida Marquês de Sapucaí, nos bairros Centro e Cidade Nova, no município do Rio de Janeiro. A maior parte da passarela situa-se no Centro, porém a sua porção final, após a Avenida Salvador de Sá, pertence ao bairro Cidade Nova.

Como chegar ao Sambódromo
Devido o fechamento do transito ao redor do Sambódromo durante os dias de Desfiles, ônibus de linha, carros particulares, e táxis sem licença especial não podem chegar perto dos portões de entrada. As estações de Metrô estão um pouco longe. Somente táxi com licença especial deixará você próximo.
A melhor maneira de chegar é utilizar nosso serviço de translado. Este serviço tem o intuito de facilitar sua ida/volta ao Sambódromo.
Nosso serviço de traslado esta licenciado para deixar você dentro/fora do Sambódromo, deixando para trás a multidão.
Você também pode chegar de metrô, ônibus ou simplesmente tomando um táxi. Lembre-se de que estes meios de transporte o deixarão a uma distancia do Sambódromo que requererá algum tempo de caminhada.
Não há conexão entre os lados par e ímpar. Sua rota para o Sambódromo vai depender do seu setor. Mas, caso deseje utilizar transporte público O metrô do Rio é o melhor e o mais seguro meio para te levar a Sapucaí.

Metrô
Funciona 24:00h nos dias de Carnaval, com intervalos de 10 minutos. sendo que na  terça-feira de carnaval funciona somente até as 23:00h. O serviço de transporte de metrô e rápido, porém lotado nos dias de Carnaval. É a melhor opção para deixá-lo mais perto do Sambódromo, comparado com os ônibus de linha e táxis sem credenciais, que o deixarão a uma distância razoável do seu setor no Sambódromo.

Setores Pares
O melhor acesso aos setores pares é a estação Praça Onze. Uma vez fora da estação, vire duas vezes à direita e depois siga em frente. Para os setores 10 e 12, tomar Rua Carmo Neto e caminhar pela Av. Prof. Salvador de Sá. Você verá o Sambódromo rapidamente.
Setores Ímpares
A estação mais próxima é a Central. Desça nessa parada e siga o fluxo das pessoas, pois certamente a maioria estará se dirigindo ao mesmo local que você. A estação esta a menos de um quilometro do sambódromo, e ao longo do caminho você verá carros alegóricos e o famoso Terreirão do Samba. Depois de passar por eles, dobre à esquerda e continue até achar o seu setor, identificado por grandes placas bastante visíveis.

Como se vestir
Use o que você preferir. Não há regras nem normas com relação ao que vestir para o desfile de Samba (lembre-se que as pessoas no Rio usam roupas descontraídas mesmo para ir a eventos mais sóbrios). Celebridades e ilustres anônimos ocupando as frisas tendem a se produzir um pouco mais. Nas arquibancadas a regra é ser o mais informal possível. Use roupas muito leves, uma vez que normalmente é quente durante toda a noite, mas opte por usar cores escuras para não ficarem visivelmente muito sujas. Uma capa de chuva não é má idéia, pois deve ser considerada a eventualidade de uma chuva de verão.

Facilidades
Há bares com comidas e bebidas, banheiros em cada setor Sambódromo. Além disso, todos têm acesso, a área livre, um espaço que existe por trás das arquibancadas no Sambódromo, onde com restaurantes, sorveterias, lojas de souvenirs e mais banheiros.

Segurança
Durante os eventos do Carnaval do Rio, o Sambódromo é considerado o lugar mais seguro na América do Sul, pois há uma concentração muito elevada de celebridades nacionais e internacionais, políticos e pessoas importantes entre a multidão. Há uma enorme barricada ao redor do local e milhares de policiais e representantes de segurança privados dentro do Sambódromo. Afinal, o evento é frequentado por celebridades, realeza, chefes de estado e outras pessoas de altíssimo nível.

O que levar
As regras para levar comida para o Sambódromo não são as mesmas como nos locais mais importantes do mundo. O expectador poderá levar até 02 (dois) vasilhames plásticos de 500 ml com bebida (água, suco, refrigerante, cerveja ou qualquer bebida de sua preferência) e até 02 (dois) itens de alimentação (fruta, salgado ou sanduíche, etc.). Outra opção são os bares localizados dentro do Sambódromo.
Se por ventura estiver chovendo no dia do desfile, o ideal é levar capa de chuvas, não leve guarda-chuvas, pois pode facilmente atrapalhar a visão de quem estiver atrás de você assistindo aos desfiles.
Como a noite do desfile é muito longa e vai até o amanhecer, você poderá levar pequenas almofadas para acomodar-se e assistir ao espetáculo com mais conforto.
Você pode levar qualquer tipo de câmera fotográfica ou câmeras de vídeo manual (câmeras de vídeo profissionais, no entanto não são permitidas). Lembre-se, o interior do Sambódromo é totalmente seguro. Mas tome Cuidado! Apenas exiba estes equipamentos dentro de sua área do interna, evite mostrá-los fora do Sambódromo.

Para Desfilar
Se você for desfilar em uma escola cuja posição de desfile seja ímpar, ou seja (primeira , terceira , quinta ou sétima escola), você deverá saltar na Estação Praça Onze. Caso contrário, se sua escola estiver em posições pares, você deverá descer na Estação Central.
O Rio de Janeiro tem a fama de ser uma cidade violenta e por isso todo o cuidado deve ser tomado, como em qualquer Grande Centro. Recomendamos aos desfilantes e expectadores que levem apenas o necessário para avenida, exemplo: uma xerox da identidade, dinheiro de preferência dentro de uma pequena bolsa, evite levar carteira com talão de cheques, cartão de crédito e documentos originais.
Aconselhamos que andem em grupos, isto evita e dificulta os pequenos assaltos e procurem ir o mais rápido possível para área de concentração, onde vocês não precisam se preocupar com esse tipo de violência, que muitas vezes ocorrem devido a forma inadequada que os componentes exibem suas Jóias, Máquinas fotográficas e Filmadoras. Infelizmente, não estamos vivendo momentos para isso.
Você pode preferir ir de táxi para a avenida, mas o trânsito fica tão complicado nesta região nos dias de desfile, que você vai acabar se estressando e chegando atrasado na área de concentração. A Polícia está a cada ano intensificando o policiamento na área do sambódromo, e o índice de assalto vem diminuindo quando comparado a anos anteriores.

Na concentração
Procure não arrumar confusão com os Diretores da Harmonia da escola, pois geralmente eles estão estressados em função da responsabilidade que é colocar a escola na avenida. Em caso de problemas, a melhor maneira de contornar a situação é chamar um dos Diretores da sua ala; ele com certeza vai resolver seu problema.
  • Bebidas - você pode beber seu drinque, mas não exagere, pois você corre um sério risco de ser retirado da avenida antes do desfile.
  • Brigas - jamais, o clima ali dentro é de festa e muita alegria, não seja um estraga prazer e evite que alguém estrague o seu.
  • Fantasias - não apareça na concentração sem alguma parte da sua fantasia, pois com certeza você será barrado no portão de entrada. Por isso cuide de seus adereços para não perder ou você poderá ficar de fora dessa festa.
  • Coreografia - se sua ala não for coreografada, não tente criar uma na hora do desfile, pois com certeza isso prejudicará sua escola.
  • Panfletos - não é permitido, fumar, beber, levar leque de propaganda e bandeiras para a avenida, isso poderá penalizar sua ala em pontos. O uso de máquinas fotográficas é permitido, mas com descrição.
  • Televisão - Todos querem aparecer na telinha, mas evitem tumulto em frente as câmeras de TV.
  • Assistência - Recapitulando, em caso de problemas, dirija-se a um dos Diretores de sua ala.
Quer ficar por dentro de todas as novidades do carnaval carioca, Notícias, Artigos, Informações de Utilidade Pública?


Quer comprar seu ingresso e garantir sua presença no sambódromo?

Compartilhe!
  

Curta nossa fã page

Acesse nossa loja virtual e garanta já o seu ingresso!

Feed de notícias

Assine nosso feed:

Postagens Recentes